Portal atualizado em: 2 de julho de 2024 às 13:17h

Seduc de Monteiro participa de Programa de Formação de Lideranças Educacionais

Início Seduc de Monteiro participa de Programa de Formação de Lideranças Educacionais

Seduc de Monteiro participa de Programa de Formação de Lideranças Educacionais

A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Educação, participou do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, destinado a secretários de educação, técnicos que acompanham as escolas e diretores escolares. A formação teve como objetivo oferecer atividades estimulantes e mão na massa, para que cada liderança se sinta encorajada e apoiada a expandir suas crenças, […]

08/05/2024 14h42 Atualizado há 1 mês atrás

A formação teve como objetivo oferecer atividades estimulantes e mão na massa, para que cada liderança se sinta encorajada e apoiada a expandir suas crenças, assim como aprimorar suas atitudes, sua visão e suas práticas, de forma a transformar o contexto educacional à sua volta.

O Programa de Formação busca sensibilizar e empoderar os profissionais para que enfrentem seus dilemas, compartilhem e aprofundem suas experiências e solucionem desafios que comprometem a qualidade e equidade da educação em suas escolas e redes.

O Programa de Formação de Lideranças Educacionais tem capacidade de gerar uma transformação genuína nos gestores educacionais e, consequentemente, em suas redes e escolas.

A formação tem duração de dois anos (360 horas) e se ancora em três dimensões: cultural (mudança de mentalidade e fortalecimento de compromisso e motivação), de visão (desenvolvimento de um olhar sistêmico para a definição de direcionamentos e estratégias) e operacional (foco na capacidade técnica).

A expectativa é contribuir para que essas lideranças, assim como suas redes e escolas: aprimorem a sua gestão com foco no pedagógico; cultivem altas expectativas em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos estudantes; façam um melhor uso de dados para embasar a sua tomada de decisão; reduzam as desigualdades entre as escolas e dentro de cada uma delas, de forma a assegurar educação de qualidade para todos e para cada um.