Portal atualizado em: 2 de julho de 2024 às 13:17h

Início Prefeita Anna Lorena apresenta a Lei n° 2.427/2024 – Dia “A” da Alfabetização no município de Monteiro

A iniciativa de criação do Dia “A” da Alfabetização faz parte de uma grande ação pioneira, na região do Cariri Ocidental paraibano. Ações e políticas públicas de incentivo à educação, são incentivadas pelo Programa Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. A ideia de institucionalização como Lei Municipal, unida à Marcha pela Alfabetização, representa uma proposta apresentada pela […]

30/04/2024 19h34 Atualizado há 2 meses atrás

A ideia de institucionalização como Lei Municipal, unida à Marcha pela Alfabetização, representa uma proposta apresentada pela 5ª Gerência Regional de Educação e prontamente elevada à ação municipal, pela Prefeita Anna Lorena e pelos vereadores municipais.

“O Projeto representa uma política pública instituída em nosso Município, com o propósito de reunir escolas, autoridades locais, pais de estudantes e sociedade civil para mobilizar ações conjuntas em prol da alfabetização”, disse a prefeita Anna Lorena.

O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba – Lei n° 12.701, de 27 de junho de 2023 – foi instituído pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Eestado da Educação da Paraíba, por meio do qual o Estado, em Regime de Colaboração, presta cooperação técnica e financeira aos municípios paraibanos que aderiram.

O Alfabetiza Mais Paraíba abrange estratégias e metodologias, com o objetivo de melhoria dos resultados de aprendizagem na etapa da alfabetização. São objetivos do programa:

I – garantir que todos os estudantes das redes públicas de ensino da Paraíba estejam alfabetizados,   até  o   final  do  2º  ano   do  Ensino   Fundamental; II – reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente em séries avançadas;

III – monitorar os dados do Sistema de Avaliação em Larga Escala da Paraíba;

IV – melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no âmbito das escolas pertencentes às redes públicas da Paraíba.