Notícias » Setembro Amarelo foi tema de caminhada do CAPS ADIII em Monteiro

Em 26/09/2018 às 12h27, Fonte:

Setembro Amarelo foi tema de caminhada do CAPS ADIII em Monteiro

O Centro de Atenção Psicossocial AD III – 24h promoveu na manhã desta quarta-feira, 26, na cidade de Monteiro, uma caminhada em alusão ao Setembro Amarelo para a valorização da vida e prevenção ao suicídio.

A ação integrando a programação alusiva ao Setembro Amarelo da Rede Municipal de Saúde aconteceu percorrendo avenida principal da cidade tendo seu término na Praça João Pessoa com a participação de funcionários e pacientes do serviço.

Para a diretora do Centro, Marileide Maracajá, a caminhada teve a intenção de chamar a atenção dos pacientes, familiares e comunidade em geral, para a prevenção do suicídio. “Sabemos que o índice do suicídio é grande e por isso precisamos ficar atentos aos sintomas de depressão, isolamento ou abatimento que pode levar a pessoa a chegar a esse ato extremo. Além desta ação de conscientização, fornecemos, permanentemente, todo o suporte e tratamentos necessários para a preservação da vida", disse.

Este ano, a campanha da Secretaria Municipal de Saúde teve seu início nas Sala de Espera das Unidades Básicas de Saúde falando sobre a valorização da vida, abrindo o diálogo visando o acolhimento e incentivando a atenção aos sintomas que possam levar ao suicídio. Ainda foram feitas mesas redondas e palestras nas escolas com profissionais para a promoção da campanha junto aos estudantes.

Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Espetáculo da Paixão de Cristo - Os Mistérios da Paixão