Notícias » Vigilância em Saúde inicia campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo em Monteiro

Em 07/08/2018 às 11h42, Fonte:

A cidade de Monteiro deu início a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo nesta segunda-feira, 06, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 devem ser levadas aos postos de saúde tanto na zona urbana quanto rural para receber as doses.

O Dia D de mobilização nacional foi agendado para dia 18 deste mês, um sábado, mas a campanha segue até 31 de agosto. Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida. Isso significa que mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

"Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dias”, conta Silvana Silva, diretora da Vigilância em Saúde.

Sarampo
A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Pólio

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.