Notícias » Secretaria de Saúde de Monteiro passa a atender Portadores de Glaucoma no CEMED

Em 03/08/2018 às 11h51, Fonte:

Buscando sanar os transtornos causados pela suspensão do atendimento aos pacientes do município cadastrados no Programa do Glaucoma, realizado pelas clínicas prestadoras do serviço em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Monteiro adotando as providências necessárias para normalizar o atendimento e dar continuidade ao tratamento da doença, agora oferece o acompanhamento no CEMED – Centro de Especialidades Médicas.

O início dos atendimentos na cidade se deu na manhã desta sexta-feira, 03, e contou com a avaliação e entrega dos colírios a 80 pacientes. Os mesmos serão acompanhados de forma regular com retornos médicos a cada três meses. A entrega dos colírios também faz parte da ação da Secretaria de Saúde e será feita após cada atendimento. O total de recursos empregados por parte dos cofres municipais é de R$ 18 mil.

A suspensão dos atendimentos em Campina Grande foi motivada pela redução de recursos que o Ministério da Saúde fez no teto financeiro do Programa do Glaucoma na Paraíba, após um estudo realizado em todo o País apontar um índice de casos de glaucoma muito acima da média nacional. Na posição de gestor macro da Saúde, o Ministério da Saúde resolveu, em novembro do ano passado – após quase 10 anos de atividade de auditoria sobre o Programa – determinar o corte e a imediata adequação à realidade dos demais Estados brasileiros.

A iniciativa de proporcionar o atendimento aos pacientes portadores de Glaucoma se deu através de reuniões realizadas entre a prefeita Anna Lorena e a secretária de saúde, Paula Oliveira, conforme esclarece Viviane Ferreira, secretaria executiva de Saúde de Monteiro. “Temos na cidade 80 pacientes com a doença, sabemos da gravidade em caso da não realização de atendimento, esta é uma enfermidade que evolui. Ficamos muito preocupadas, mas em um jogo de cintura, conseguimos implantar o atendimento em Monteiro e ainda mais, realizaremos também a entrega dos colírios, tudo isso com recursos próprios. Estamos felizes e aliviadas em proporcionar o serviço aos monteirenses”.

Segundo a prefeita Anna Lorena: “Esta é mais uma ação assumida pelo município com recursos do tesouro. Não contávamos em nossa programação orçamentária, mesmo assim foram desprendidos todos os esforços para garantir mais esta assistência”, finalizou.