Notícias » Secretaria de Educação realiza plano de desenvolvimento pedagógico individualizado em Monteiro

Em 31/07/2018 às 19h28, Fonte:

Os professores de todas as instituições de ensino da Rede Municipal de Monteiro que recebem alunos com necessidades especiais permanentes estão realizando nesta semana várias reuniões para a elaboração do plano de desenvolvimento pedagógico individualizado para o terceiro bimestre.

De acordo com a diretora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, Luciara Paiva, a elaboração do PDI possibilita que o aluno com necessidades especiais se aproprie do conteúdo programático de acordo com a sua condição e no seu tempo, através de uma intervenção educacional adequada para cada caso e condição que se apresente.

O PDI está sendo elaborado prevendo as várias metodologias de ensino e formas de avaliação, apoio e observação disponibilizadas diante da especificidade do aluno. Pois na avaliação do processo de aprendizagem de um aluno PNE, o educador deverá levar em conta os aspectos cognitivos, motores, psicomotores, interpessoais/afetivos, comunicacionais , que condicionam e/ou potencializam a apropriação do conhecimento.

Engajados no PDI estão os profissionais que lidam diretamente com as crianças atendidas na rede, como:  NAPSE, AEE, Cuidadores de crianças e professores que atuam com os alunos portadores de necessidades especiais, além de psicopedagogas. “Contando com as experiências de todos estes profissionais podemos também afirmar que o PDI é um instrumento para a escola e a família acompanhar a trajetória e evolução do aluno PNE”, afirma Luciara Paiva.

A construção do um plano de desenvolvimento individual no município de Monteiro, que é referência na área a nível regional, torna prática e visível a efetivação do direito à educação e do direito à igualdade, pois visa respeitar e tratar com dignidade à diferença; eliminando toda espécie de discriminação; e garantindo a plena e verdadeira inclusão social.

Espetáculo da Paixão de Cristo - Os Mistérios da Paixão